9 DICAS INFALÍVEIS PARA ACABAR COM A INSÔNIA
Diferente do que muitos pensam o sono não é apenas um momento de descanso, ele contribui para uma vida mais longa e saudável.
Como saber se minha falta de sono é mesmo uma insônia?
Insônia é um dos problemas mais comuns entre as pessoas idosas, sendo caracterizado por:
- Dificuldade de começar dormir;
- Dificuldade em conseguir manter um sono contínuo.
Vale a pena lembrar que pessoas idosas podem ter o sono reduzido, e isso é natural do próprio envelhecimento. Então, dormir 5 a 6 horas por dia pode ser absolutamente normal desde que o sono reduzido não atrapalhe as atividades diárias.
9 dicas para dormir melhor de agora em diante:
- Cuidado com aparelhos eletrônicos no quarto: Evite assistir filmes, navegar pela internet ou utilizar redes sociais 2 a 3 horas antes de dormir, pois isso pode aumentar o grau de excitação cerebral e gerar insônia.
- O ideal é que uma hora antes de dormir você procure meios de relaxamento. Para esse momento, vale diminuir a intensidade da luz, colocar uma música relaxante ou fazer uma leitura tranquila, nada que desperte muito a sua mente.
- Deite na cama apenas quando estiver com sono. Use a cama somente para dormir e para atividade sexual.
- Evite alimentos estimulantes como: café, chá com cafeína, refrigerantes a base de cola, álcool, nicotina e medicamentos com cafeína por cerca de oito horas antes de dormir. Vale lembrar que chás calmantes como a camomila, erva-doce e cidreira contribuem para dormir melhor, pois ajudam no relaxamento.
- Evite refeições pesadas e excesso de líquidos antes de dormir.
- Abandone os cochilos durante o dia.
- Pratique exercícios físicos no máximo quatro horas antes de deitar, de preferência ao ar livre.
- Se deitou e não conseguiu dormir, levante-se da cama, vá para outro ambiente praticar atividades relaxantes e só retorne novamente quando estiver com sono.
- Tenha uma rotina de sono: Mantenha horários constantes para dormir mesmo nos finais de semana.
Veja também: Aprenda 9 maneiras de manter a memória saudável.